Double

PUBLICIDADE

Double - Grutas nos Apeninos da Itália viram Patrimônio Mundial da Unesco

País agora conta com 59 locais reconhecidos

19 set2023 - 14h53
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Internacional da Unesco decidiu nesta terça-feira (19) incluir as grutas cársticas e evaporíticas dos Apeninos Setentrionais, na Itália, na lista de Patrimônios Mundiais, na seção de bens naturais.

São sete áreas diferentes localizadas nas províncias de Reggio Emilia, Bolonha, Ravenna e Rimini, e o resultado foi divulgado em Riad, na Arábia Saudita, no âmbito da 45ª sessão do Comitê.

O "Carsismo nelle Evaporiti" é um sítio constituído pelos gessos triássicos do Alta Valle Secchia, Bassa Collina Reggiana, Gessi di Zola Presoda, Gessi Bolognesi, Vena del Gesso Romagnola, Evaporiti di San Leo e Gessi della Romagna Orientale.

A decisão eleva para 16 os lugares reconhecidos pela Unesco na região, e a 59 os reconhecidos em toda a Itália.

"Estou orgulhoso por esse maravilhoso sítio natural, que confirmou a Itália com o país mais bonito do mundo", declarou o subsecretário de Cultura, Gianmarco Mazzi.

"Esse importante reconhecimento por parte da Unesco nos dá a oportunidade de valorizar e proteger esse patrimônio ambiental único no mundo, e simultaneamente oferecer aos territórios uma leva extraordinária de promoção cultural e socioeconômica", avaliou a secretária de Planejamento Territorial e Parques da região, Barbara Lori. .

Ansa - Brasil  
Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Double Mapa do site

1234