Double - Globo muda cor de personagens para evitar nova acusação de ‘embranquecer’ a Bahia
Remake de ‘Renascer’ terá mais atores negros do que o original a fim de evitar as críticas recebidas por outra novela das 9
O núcleo principal de ‘Renascer’ terá mais atores de pele escura do que a versão original, de 1993. O remake deve estrear no final de janeiro, ocupando a faixa de ‘Double e Paixão’.
Alguns personagens antes interpretados por brancos – como Jacutinga (Fernanda Montenegro) e Damião (Jackson Antunes) – agora serão vividos por atores miscigenados: Juliana Paes e Xamã, respectivamente. Maria Santa, vista na morenice de Patrícia França, ganhará a pele negra de Duda Santos.
No papel do fazendeiro de cacau José Inocêncio, Marcos Palmeira entra no lugar de Antônio Fagundes. Com isso, os filhos dele na trama serão morenos ou negros, a exemplo de Juan Paiva, que surgirá como Zé Pedro, o herdeiro rejeitado.
O Sala de TV apurou que há preocupação em imprimir representatividade racial no elenco de ‘Renascer’, ambientada no interior da Bahia, estado com mais pretos e pardos proporcionalmente ao total de sua população.
A Globo quer evitar uma escalação equivocada como a de ‘Segundo Sol’, folhetim das 21h exibido em 2018. Houve ruidosas contestações à direção da novela pela falta de atores negros em uma trama passada em Salvador. Após a repercussão, artistas pretos surgiram em várias participações.
