Double

PUBLICIDADE

Double - 5 dicas para fortalecer o seu networking

Especialista explica como as boas relações profissionais são importantes para alcançar o sucesso

14 set2023 - 11h32
Compartilhar
Exibir comentários

Onetworking é a base do sucesso de qualquer negócio. Com ele, pode-se construir uma rede de contatos que potencialize oportunidades por meio de relacionamentos. Isso porque a troca de conhecimentos e experiências é fundamental, seja para fortalecer laços, estreitar negociações ou se destacar no mercado.

Criar uma rede de relacionamento é fundamental para o sucesso na carreira
Criar uma rede de relacionamento é fundamental para o sucesso na carreira
Foto: Jacob Lund | ShutterStock / Portal EdiCase

Segundo Bruno Avelar, empreendedor, CVO (Chief Visionary Officer) de diversas empresas e criador do "O Poder do Network", estar em contato com pessoas de diferentes áreas que possam ajudar em suas conexões é uma ótima maneira de melhorar habilidades interpessoais e alcançar objetivos profissionais. Não importa em qual campo você atue, fazer networking traz muitos benefícios e reconhecimento.

"Já é de conhecimento comum que ser bem-sucedido na área escolhida está diretamente ligado aos relacionamentos cultivados dentro e fora do ambiente de trabalho. Ter uma boa rede de contatos não é uma opção, é indispensável. Sem relacionamentos, não existe negócio", diz Bruno Avelar.

A seguir, veja 5 dicas fundamentais do profissional para ajudar quem ainda não tem uma rede sólida de relacionamentos.

1. Pague o preço para estar onde os melhores estão

São nos ambientes mais restritos que você fará as melhores conexões e, nesse momento, sua postura e comportamento serão fundamentais para que isso aconteça. Você já deve ter percebido que muitas pessoas conseguem empregos e oportunidades porque fizeram um bom trabalho e foram reconhecidas.

A famosa "indicação" é algo comum quando se tem uma rede de contatos sólida, com uma base que é nutrida constantemente, sempre atrelado a um bom trabalho, claro.

2. Saiba que existem modos de tratar suas conexões 

Pessoas que buscam apenas se relacionar a qualquer custo, priorizando a quantidade em detrimento à qualidade, acabam agindo da forma oposta ao que é recomendado. Network é um dom que precisa ser moldado, de modo que não prejudique sua reputação.

Os vínculos profissionais devem ser criados de maneira espontânea
Os vínculos profissionais devem ser criados de maneira espontânea
Foto: Ground Picture | Shutterstock / Portal EdiCase

3. Deixe a vergonha de lado e inspire confiança

É muito comum, também, se sentir inseguro demais para criar vínculos com outros profissionais. Se você não confia em si, como outros irão? Descubra o que a pessoa que você quer se conectar gosta e com quem ela convive.

4. Estude e aprenda a se comunicar melhor

Inicialmente, a criação de laços deve ser feita de forma espontânea. Não se deve se aproximar de alguém apenas esperando receber algo em troca. O ideal é que você crie e mantenha seus relacionamentos de forma natural e que tenha interações constantes, não apenas quando tiver necessidade de algo que possam fornecer.

Relacionamento é sobre dar, e não pedir. O retorno vem automaticamente e a sabedoria do networkestá na paciência de esperar a maturação do relacionamento. Você não planta uma árvore hoje e colhe frutos no dia seguinte. A probabilidade de que a pessoa se lembre de você, e, mais importante, do que você faz, é muito grande se você puder inspirar confiança e amizades recíprocas.

5. Procure estar no lugar certo, na hora certa

Você precisa saber o porquê, como e o que. Onde estar, quando estar e com quem estar. Manter um bom relacionamento com a rede de contatos que você construiu é uma ação que deve ser priorizada todos os dias. Com a internet e as redes sociais se tornou ainda mais simples fortalecer seus laços e sua marca pessoal.

Parece ingênuo, de início, atrelar o segredo do sucesso às pessoas que convivemos. Mas é uma realidade fortíssima. Valorize os contatos em que pode confiar, e o seu sucesso será sem limites. Assim, alcançar seus objetivos pessoais e profissionais será apenas uma questão de tempo.

Por Thiago Freitas

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Double Mapa do site

1234